25 de janeiro de 2017

Sobre Nós

Fundado no dia 02 de dezembro de 1931, no teatro Guarany a “União dos Operários Metalúrgicos de Itajahy”, organizada em Sindicato Profissional conforme o decreto N°19770 de 19 de março de 1931 tendo como primeiro Presidente o Sr. Germano Niehbur.

Possuindo duas sedes, matriz situada à rua Capitão Adolfo Germano de Andrade, Número 106, em Itajaí – SC e a filial em Navegantes – SC, situada à Rua Aníbal Gaya, N° 154, sala 103, o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas, Material Elétrico e de Construção Naval de Itajaí e Região abrange os trabalhadores metalúrgicos (metalurgia e fundição), de oficinas mecânicas, indústrias de materiais elétricos, indústrias de peças para automóveis e similares, indústrias de construção e reparo naval, indústrias de artigos e equipamentos odontológicos, médicos e hospitalares, indústrias de forjaria, indústrias de refrigeração, aquecimento, tratamento de ar, indústrias de separação de sucata ferrosa e não ferrosa e indústrias simples, na base territorial que abrange os municípios de Itajaí, Navegantes, Penha, Piçarras, Luís Alves, Ilhota, Balneário Camboriú, Camboriú e Itapema.

Em mais de 70 anos de história este Sindicato tem uma trajetória da qual seus associados podem se orgulhar: surgiu modesto, pela iniciativa de alguns abnegados que acreditavam na união da classe trabalhadora como um caminho para a valorização profissional. Até 1955 teve sede itinerante – cada liderança que o assumia fazia de sua própria casa um centro sindical para atendimento das questões metalúrgicas. Foi só da segunda metade da década de 50 em diante que conquistou sede própria, no mesmo endereço em que se encontra ainda hoje.