Line separator

O SINDICATO

Nosso sindicato foi fundado no dia 02 de dezembro de 1931, no teatro Guarany, então chamado “União dos Operários Metalúrgicos de Itajahy” e organizado em Sindicato Profissional conforme o decreto N°19770 de 19 de março de 1931 tendo como primeiro Presidente o Sr. Germano Niehbur.

Possui hoje duas sedes, a Recreativa e Social situada à rua Luiz Sebastião Amorim, Número 38, bairro São João e a Campestre, situada à rua Vereador João Manoel Bento, Número 1671, bairro São Cristóvão no munício de Penha – SC.

O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas, Material Elétrico e de Construção Naval de Itajaí e Região abrange os trabalhadores metalúrgicos (metalurgia e fundição), de oficinas mecânicas, indústrias de materiais elétricos, indústrias de peças para automóveis e similares, indústrias de construção e reparo naval, indústrias de artigos e equipamentos odontológicos, médicos e hospitalares, indústrias de forjaria, indústrias de refrigeração, aquecimento, tratamento de ar, indústrias de separação de sucata ferrosa e não ferrosa e indústrias simples, na base territorial que abrange os municípios de Itajaí, Navegantes, Penha, Piçarras, Luís Alves, Ilhota, Balneário Camboriú, Camboriú e Itapema.

Em quase um século de história, este Sindicato tem uma trajetória da qual seus associados podem se orgulhar: surgiu modesto, pela iniciativa de alguns abnegados que acreditavam na união da classe trabalhadora como um caminho para a valorização profissional. Até 1955, teve sede itinerante – cada liderança que o assumia fazia de sua própria casa um centro sindical para atendimento das questões metalúrgicas. Foi só da segunda metade da década de 50 em diante que conquistou sede própria, no centro da cidade. 

Em novembro de 2004, outro importante passo, com a construção de sua sede recreativa, no bairro São João, uma estrutura com cerca de 1.600 m² dotada de quadra de futebol sintético, cancha de bocha, mesas de sinuca, bar/lanchonete, churrasqueiras. Atualmente é sede também de suas atividades administrativas. 

O próximo investimento - e o mais ambicioso - é a Sede Campestre. Inaugurada em 2010 no município de Penha, com cerca de 3 mil metros quadrados, possui 7 salões de festas, entre eles dois quiosques, lagoa, parque infantil, dois campos de futebol com vestiários e espaço com churrasqueira para confraternizações, além de jardim e mirante, ao pé de um morro com floresta nativa da Mata Atlântica. 

SEDE SOCIAL E RECREATIVA

SEDE CAMPESTRE