13º DO INSS SERÁ PAGO A PARTIR DO DIA 25 DE AGOSTO

Um total de 29,4 milhões de beneficiários do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) vão receber a primeira parcela do 13º a partir do dia 25 de agosto.

O adiantamento do abono de Natal foi confirmado pelo governo em decreto publicado ontem, no “Diário Oficial da União”. Segundo o presidente da Força Paulo Pereira da Silva, Paulinho, a medida é uma forma de distribuir a renda.

No dia 7 de julho, em conversa com Paulinho que também é deputado pelo Solidariedade –SP e o presidente do Sindnapi (Sindicato Nacional dos Aposentados), João Inocentini, o presidente Temer se comprometeu a pagar a primeira parte do 13º em agosto.

Segundo Inocentini, o presidente Temer disse que considerava o adiantamento um direito adquirido dos beneficiários e não haveria motivo para mudar isso. Oficialmente, porém, não houve pronunciamento do governo até sair o decreto.

O pagamento seguirá o calendário de benefícios do próximo mês, que começa a cair na conta no dia 25 de agosto e vai até 8 de setembro, de acordo com o número final da aposentadoria, pensão ou auxílio.

Para quem se aposentou neste ano, o valor do depósito é equivalente à metade do benefício mensal.

A segunda parcela será depositada com a folha de pagamento de novembro, entre os dias 24 de novembro e 7 de dezembro, e vem com o desconto do IR.

A antecipação da grana ocorre desde 2006, por acordo firmado entre o então presidente Luiz Inácio e as centrais sindicais. Porem, não existe lei que obrigue o governo a pagar a primeira metade do 13º dos aposentados antes. Por isso, a confirmação do adiantamento depende de um decreto presidencial.