• Foto do escritorSTIMMMEI

Sindimais: Lula e Miguel Torres debatem futuro do trabalhador no Brasil

No evento realizado quinta (12) no auditório do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e Mogi das Cruzes, na Liberdade, líderes sindicais discutiram o futuro das relações do trabalho. Participaram como palestrantes Ricardo Patah, presidente da UGT, Miguel Torres, presidente do Sindicato, da CNTM e da Força Sindical, e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O encontro, mediado pelo jornalista João Franzin, da Agência Sindical, teve como tema o “Projeto para o Brasil e o Futuro das Relações Trabalhistas e Sindicais”.

Miguel Torres iniciou sua mensagem após apresentar imagens de moradores de rua no Brasil, denunciando a exclusão social, a fome e a falta de moradias e de condições de vida dignas para milhões de brasileiros e brasileiras. “O movimento sindical unificado tem resistido aos ataques aos direitos e demonstrado união e projetos para o País sair da crise, se desenvolver, gerar inclusão e empregos de qualidade para todos. O mais recente exemplo é a Pauta da Classe Trabalhadora aprovada na Conclat 2022. Temos compromisso com o povo brasileiro, com a democracia e com a eleição de governos e parlamentos progressistas, voltados ao social”, disse Miguel Torres.

Lula afirmou que países fortes têm sindicatos fortes. “O Estado tem que funcionar como árbitro para que as partes possam negociar aquilo que interessa ao conjunto, tanto dos empresários quanto dos trabalhadores”.

O deputado federal Paulinho da Força, diretor do Sindicato e presidente de honra da Força Sindical, também foi palestrante com o tema “Os resultados da reforma trabalhista e as expectativas para o futuro”.